Verdadeira Grandeza

Depois de prever sua morte, dois discípulos começaram a disputar posições de alto status no reino de Cristo vindouro. Pensando de acordo com os caminhos deste mundo, eles não entendiam que tipo de Messias Jesus era e, portanto, o que significava segui-lo. No entanto, em Jerusalém, ele demonstraria exatamente como alguém se torna “grande” no Reino de Deus.

Nas suas palavras e acções, Jesus revelou o significado da cidadania do Reino - Serviço de auto-sacrifício aos outros e ao Evangelho. À medida que se aproximava de Jerusalém, até mesmo seus seguidores mais próximos ainda abrigavam visões mundanas sobre seu Reino e Reinado. Tiago e João pediram a Jesus que os instalasse em seus lados direito e esquerdo quando ele entrasse “em sua glória.” Apesar de tudo o que testemunharam, não compreenderam as palavras do Filho de Deus.

Montanha alta - Foto de Raimond Klavins em Unsplash
[Foto de Raimond Klavins em Unsplash]

Contrariamente às ideologias políticas desta época, o sofrimento e a morte precedem a glória e a exaltação no Reino de Deus. Ser o Messias e Rei de Israel significava tornar-se o sofredor “
Servo de Javé” descrito no Livro de Isaías.

Ao aproximarem-se da cidade, os discípulos esperavam que Jesus manifestasse a sua glória e impusesse o seu reinado sobre a terra, e queriam certamente participar nela. No entanto, para reinar com Jesus, os seus discípulos devem primeiro “beber o seu cálice.”

  • (Marcos 10: 35-40)- “Faze-nos sentar na tua glória, Um à tua direita e outro à tua esquerda. Disse-lhes Jesus: não sabeis o que pedis. Você é capaz de beber o cálice que eu mesmo estou bebendo, ou de ser batizado com o batismo com o qual eu mesmo estou sendo batizado?

Na Bíblia hebraica, o “cálice” simboliza algo dado ou atribuído por Deus, geralmente no sentido negativo de punição judicial pelo pecado. A imagem de beber o seu “cálice” significava que Jesus suportaria a ira de Deus pelos outros. Da mesma forma, o contexto indica o mesmo sentido para o uso metafórico da frase “meu batismo” - (Salmo 11:6, 16:5, Isaías 57:17-22, Jeremias 25:15-28).

Quando Tiago e João declararam que estavam preparados para beber este “cálice”, a resposta de Jesus demonstrou que eles não tinham ideia do que significava. No entanto, eles beberiam o mesmo “cálice” um dia, quando sofreram por seu Reino.

A “grandeza” em seu reino seria medida pelo Serviço Auto-sacrificial aos outros, não pelo poder político, posição ou popularidade. Os seus discípulos foram chamados a servir, não a dominar os outros.

O discípulo que quis tornar-se “grande” deve primeiro tornar-se “servo” e “escravo” de todos. O termo “servo” traduz o substantivo Grego ‘diakonos’, usado em outras partes do Novo Testamento para um “servo”ou “ministro”.

  • (Marcos 10: 41-45) - “Jesus diz-lhes: Vós sabeis que aqueles que são considerados governantes das nações, os seus grandes governam sobre eles. No entanto, não é assim entre vós, mas quem quiser tornar-se grande entre vós será o vosso servo, e quem quiser ser o chefe entre vós tornar-se-á escravo de todos, pois mesmo o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar à sua alma um resgate em vez de muitos.”

Em grego secular, ‘diakonos’ referia-se aos homens à mesa. O Evangelho de Lucas aplica ‘diakonos’ desta forma - “Pois quem é maior, aquele que se reclina à mesa ou aquele que serve? Mas eu estou entre vós como alguém que serve “ - (Lucas 22:26-27).

RESGATE PARA MUITOS


Jesus veio “não para ser servido, mas para servir e dar à sua alma um resgate em vez de muitos.” Foi assim que ele cumpriu seu papel messiânico, embora Deus o designasse para reinar como soberano sobre as nações - (Salmo 2: 6-9).

Ele se tornou o “servo e escravo de todos” quando ofereceu sua “alma” como resgate por outros, incluindo seus inimigos. Na passagem, Jesus usa o termo “alma” no sentido do Antigo Testamento de toda a pessoa - os aspectos físicos e não físicos. Por outras palavras, deu o seu ser, a sua “vida” pelos homens, pelas mulheres e pelas crianças.

A preposição traduzida como “em vez de” ou ‘anti’ significa” em nome de, em troca de. Por trás desse ditado está a passagem que descreve o “Servo de Yahweh” no Livro de Isaías:

  • (Isaías 53: 11-12) - “Portanto, dar-lhe-ei uma porção no grande, e ele repartirá ao forte como despojo, porque derramou a sua própria alma até à morte, e se deixou contar com os transgressores, sim, o pecado de muitos que expôs, e aos transgressores ele permanece.”

O termo “muitos” não significava uma empresa limitada ou exclusiva. Em Isaías, referia-se aos “transgressores” pelos quais o “Servo” morreu. O contraste não era entre “muitos” e “todos”, mas entre o único Messias que deu a sua vida e os muitos beneficiários desse acto.

Arco-íris sobre o campo - Fotografia por Eugene em Unsplash
[Fotografia por Eugene em Unsplash]

A passagem de
Isaías é também a fonte do termo “alma” ouvido aqui nos lábios de Jesus. Assim como o “Servo de Yahweh” derramou “sua alma”, assim o “Filho do Homem” ofereceu sua “alma” como preço de resgate em troca dos “muitos”.”Sua vida rendida foi o custo de libertar os outros da escravidão do pecado e da morte.

O seu verdadeiro exemplo na cruz é o paradigma de como um homem se torna discípulo de Jesus, reina com ele e alcança a “grandeza” no Reino do Pai. O discípulo é primeiro e sempre “o servo e escravo de todos.” O maior privilégio e honra no Reino de Deus é ser considerado digno de sofrer e até mesmo suportar o martírio por Jesus e pelo Evangelho.



POSTS RELACIONADOS:
  • Poder e Sabedoria - (O poder e a sabedoria de Deus são revelados na proclamação do Messias que foi crucificado em uma cruz romana)
  • A Estrada Cruciforme - (Jesus proclamou uma nova realidade política, o Reino de Deus, e tem pouca semelhança com os regimes políticos e ideologias do mundo)
  • Servo do Senhor - (Paulo convocou os crentes a adotarem a mesma mente que Jesus tinha quando derramou sua vida até a morte pelos outros - Filipenses 2:5-11)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection