Homem do Espírito

Quando um anjo informou a José que a criança carregada por Maria foi "concebida pelo Espírito Santo", indicou que algo mais do que apenas um nascimento milagroso estava prestes a acontecer. Desde o início de seu ministério, a atividade do Espírito dominou a vida de Jesus de Nazaré. Ele era "Jesus, o chamado Cristo", ou seja, o “Ungido", o tão esperado Messias de Israel.

Jesus era o homem quintessencial do Espírito. Nem sua missão messiânica nem seu reinado atual podem ser entendidos à parte da presença e atividade do Espírito de Deus em sua vida.

Waterfall Iceland - Foto de Jared Erondu no Unsplash
[Foto de Jared Erondu no Unsplash]

Esse mesmo Espírito agora separa seu povo para o serviço ao Reino de Deus. Desde sua exaltação, Jesus é quem dispensa o dom do Espírito, capacitando sua assembléia para proclamar seu reinado e a mensagem de salvação às nações da Terra.

Na Bíblia hebraica, o verbo traduzido como" ungido "é 'mashakh', que significa" manchar, lambuzar; ungir " (concordância de Strong, #H4899). É a palavra da qual deriva o termo inglês correspondente 'Messias'. O substantivo Grego usado na versão Septuaginta do Antigo Testamento é 'christos' (concordância de Strong, #G5547).

O termo inglês 'Christ' é a grafia anglicizada deste substantivo grego, 'christos'. Tanto 'mashakh' quanto 'christos' denotam alguém ou algo que é "ungido" - (Lv 4:3; DN 9:25; MT 1:16).

Sob o sistema Levítico, o azeite era usado para "ungir" pessoas e coisas para separá-las para o serviço sagrado. No antigo Tabernáculo, o altar, a tenda, a mesa dos pães da proposição e os vasos empregados nos rituais de sacrifício eram todos "ungidos", junto com o Sumo Sacerdote. Os reis eram ungidos em sua entronização, razão pela qual eram chamados de "Ungidos de Javé" - (1Sm 12.3; 26.11; SL 2.2; 45.7).

Uma profecia messiânica chave aplicada a Jesus pelo Novo Testamento é do Segundo Salmo - (por exemplo, Mateus 3:17, Hebreus 1:1-5, Apocalipse 12: 5):

  • (Salmo 2: 1-9) - "os reis da Terra tomam a sua posição, e os homens graves se reuniram por nomeação juntos, contra o Senhor e contra o seu ungido... meu Senhor zombará deles: então lhes falará na sua ira, e na sua ira os confundirá: Contudo eu instalei o meu rei, em Sião o meu santo monte. Deixe-me falar de um decreto, Yahweh me disse: Tu és meu filho. Neste dia, eu te gerei.”

O Salmo retrata o rei ideal de Israel que foi designado para sentar-se no trono de Davi para sempre. No Salmo, ele é "ungido de Yahweh", bem como “meu Rei" e “meu filho.”

O ESPÍRITO


Ao contrário dos Reis e sacerdotes de Israel, Jesus foi ungido com o espírito de Deus, não com azeite de oliva. A presença do Espírito é o que o diferencia de todos os seus antecessores e contemporâneos.

Todos os quatro relatos evangélicos descrevem o Espírito descendo sobre Jesus após seu batismo no Jordão. Em cada relato, sua unção era confirmada por um efeito visual ("desceu como pomba") e uma voz audível do céu ("Este é o meu filho amado, em quem me comprazo" – Marcos 1:1-9, João 1:32-34).

Quando a voz o identificou como "meu filho amado", ecoou a frase do Segundo Salmo: "Tu és meu filho." A descida do Espírito significava que ele foi "ungido" por Deus para sua missão como servo sofredor de Yahweh.

No Antigo Testamento, certos homens eram dotados temporariamente pelo Espírito para tarefas específicas. No entanto, o Espírito desceu e "permaneceu sobre" Jesus - Ele recebeu a plenitude do Espírito, e "não por medida" - (João 3:34).

Após seu batismo, Jesus foi conduzido "pelo Espírito" para o deserto, onde foi testado pelo diabo. O Evangelho de Lucas registra que depois de derrotar Satanás, "Jesus voltou no poder do Espírito." Pouco tempo depois, enquanto pregava em uma sinagoga, declarou:

  • "O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Enviou-me para proclamar a libertação aos cativos, e a recuperação da vista aos cegos, para pôr em liberdade os que estão feridos."- (Lucas 4: 13-18).

Por isso, foi o Espírito que o equipou para o ministério, e ele mesmo atribuiu seus milagres e feitos ao espírito de Deus. Por exemplo, quando ele foi acusado de exorcizar demônios "pelo poder de Satanás", ele retrucou: "mas se eu, pelo Espírito de Deus, expulso demônios" - (Mateus 12: 28). Esse também foi o entendimento de Lucas como ele explicou no Livro de Atos:

  • (Atos 10: 38) - "Como Deus o ungiu com Espírito Santo e com poder, que andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo adversário porque Deus, estava com ele.”

O Espírito é parte integrante da Identidade, Missão e meta do Messias. Jesus também é quem concede o espírito ao seu povo, assim como prometeu enviar o Espírito após sua glorificação:

  • (João 7: 37-39) - "se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, assim como disse a escritura, rios de dentro dele correrão de água viva. Ora, isto ele falou acerca do Espírito que os que nele creram estavam para receber; porque ainda não era o Espírito, porque ainda não era Jesus glorificado" - (João 15:26).

Córrego alpino - Foto de Johannes Plenio no Unsplash
[Foto de Johannes Plenio no Unsplash]

Depois de sua ascensão, ele "
enviou a promessa de seu pai", o dom do Espírito aos seus discípulos, capacitando-os a proclamar o Evangelho "até os confins da Terra.” Como Paulo escreveu à congregação em Éfeso: "tendo subido ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.”

A posse do Espírito e a autoridade para distribuir seus dons pertencem a Jesus. Ele agora reina sobre as nações e os "reis da terra" do Trono messiânico à "destra da Majestade nas alturas." Ele não é apenas o Messias, mas também o homem Supremo do Espírito.



POSTS RELACIONADOS:
  • The Man of the Spirit - (Jesus is the Messiah, and from the start, his life was characterized by the empowering presence of the Spirit)
  • O Espírito Vivificante - (Não há vida sem o espírito de Deus-Seu Espírito cria, anima, sustenta e restaura toda a vida)
  • O Espírito da vida - (O espírito de Deus transmite a vida, especialmente a vida eterna, da qual o dom do Espírito é o antegozo e a garantia)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection