O Precursor

Todos os quatro relatos evangélicos aplicam a passagem em Isaías a João Batista, O mensageiro que chamou os homens a se arrependerem “para a remissão dos pecados” em preparação para o Messias. A passagem o identifica como o precursor que era esperado antes do “dia do Senhor” para convocar os fiéis - “a voz do que clama, no deserto, prepara o caminho do Senhor” - (Isaías 40:3-5).

Algumas das atividades de João eram paralelas às de Elias. Por exemplo, João estava “vestido de pêlos de camelo e cinto de couro” e, como Elias, também passou um tempo no “deserto” - (2rs 1:1-8, Malaquias 3:1-3, 4:5, Marcos 9:12-13, Lucas 1:17).

Baptism of Jesus
[Batismo de Jesus]

O substantivo Grego traduzido como “
arrependimento” denota uma” mudança de mente.”O chamado foi para mais do que apenas remorso pelos erros do passado. A “remissão dos pecados” exigia uma mudança deliberada de mente e uma reorientação completa da vida. Em grego e Inglês, 'remissão' significa liberar, descarregar ou remeter algo.

Em outros lugares, a “remissão” é aplicada à “quitação” da dívida e aos decretos de” divórcio”. Assim, o arrependimento descarrega a mancha do pecado e liberta o penitente de seu domínio, obrigações e maldição.

  • João veio batizando no deserto e pregou o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. E saíram a ele toda a terra da Judéia, e todos os de Jerusalém; e foram batizados por ele no Rio Jordão, confessando os seus pecados. E João estava vestido de pêlos de camelo, e tinha um cinto de couro nos lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujo ferrolho não sou digno de me abaixar e desatar. Eu vos batizei em água; mas ele vos batizará no Espírito Santo.”

João convocou toda a nação ao arrependimento, e as multidões que o ouviam incluíam fariseus, saduceus e sacerdotes, os líderes religiosos de Israel. Assim, representantes de todos os níveis da sociedade judaica ouviram seu chamado ao arrependimento - (Mt 3.6; Jo 1.19).

Suas pregações e ações apontavam para a vinda do Messias, mas foi Jesus quem trouxe as Boas Novas do Reino. O batismo de João preparou os corações para sua chegada, e ele contrastou sua obra com essa “vinda” de três maneiras - poder, valor e modo de batismo. O adjetivo traduzido como “mais poderoso” é usado para descrever Jesus como o “poderoso” que prende o “homem forte” - (Marcos 3:22-30).

João declarou que era indigno “de desatar a tira de suas sandálias.” Na sociedade do primeiro século, remover o calçado de outro homem era uma tarefa servil normalmente atribuída a escravos e empregados domésticos.

Assim, João se retratou como não digno de ser nem mesmo o menor escravo deste “vindouro.” Até mesmo seu batismo na água foi preparatório, Não final. Ele batizava pecadores em água, mas o Messias iria “batizá-los no Espírito Santo.”

O dom do Espírito era uma expectativa dos “últimos dias”, a “promessa do Pai” e uma das “bênçãos de Abraão.” Foi fundamental para a vinda da Nova Aliança - (at 2:38-39; GL 2:14; is 44:3; Ez 36: 26-27).

Nos relatos evangélicos, Jesus não abandonou o batismo nas águas, mas seu batismo acrescentou algo novo e significativo, o batismo no espírito; portanto, seu “batismo” era superior a qualquer coisa experimentada anteriormente.

Por isso, João preparou o terreno para a revelação pública do Messias e do Arauto do Reino, aquele que batizaria seus seguidores no Espírito Santo “e fogo.”



POSTS RELACIONADOS:
  • The Forerunner - (John the Baptist prepared the way for the Messiah, the herald of the Good News of the Kingdom of God – Mark 1:4-8)
  • Jesus é o seu nome - (O nome Jesus significa 'Yahweh salva.' No Nazareno, a salvação prometida a Israel chegou em toda a sua glória)
  • O homem do Espírito - (Jesus é o Messias e, desde o início, sua vida foi caracterizada pela presença fortalecedora do Espírito)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection