Jesus é o seu nome

No primeiro capítulo de Mateus, um anjo informou a José que o menino que Maria estava carregando era "gerado pelo Espírito Santo", e o instruiu a nomear o menino "Jesus" - "chame seu nome Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados." Este nome indicava um ato Salvador de Deus para o seu povo que ele estava prestes a revelar. No Nazareno havia chegado a salvação prometida a Israel e às nações.

O primeiro versículo do Evangelho de Mateus identificou a criança como o "filho de Abraão." Este era mais de um nome entre muitos em um gráfico genealógico. Ele não era apenas o descendente biológico de Abraão, mas também veio cumprir as promessas feitas ao Patriarca, e o Evangelho de Mateus demonstra isso de várias maneiras - (Mateus 1:20-21).

Jesus - Photo by Bruno Martins on Unsplash
[Foto de Bruno Martins no Unsplash]

Por exemplo, o anúncio a José é conceitualmente paralelo à predição feita a Abraão sobre seu filho primogênito por Sara, que ocorreu quando ele tinha noventa e nove anos, e Sara tinha noventa. Embora não fosse virgem, ela estava bem além da idade fértil, tornando sua gravidez milagrosa. Além disso, como o anúncio do anjo a José, Abraão recebeu o nome de seu filho por indicação divina:

  • (Gênesis 17: 19) - "E disse Deus: não, mas Sara, tua mulher, te dará à luz um filho; e lhe porás o nome de Isaque, e estabelecerei com ele a minha aliança Como aliança eterna para a sua descendência depois dele.”

Assim como o anjo anunciou seu nome a José - "Jesus", Aquele que "salva seu povo do pecado" - Deus ordenou a Abraão que chamasse seu filho de "Isaque", pois por meio dele estabeleceu Sua aliança "para sua descendência depois dele.”

Na Bíblia hebraica, o nome 'Jesus' ou 'Josué' aparece pela primeira vez no Livro do Êxodo - "e Moisés disse a Josué: Escolhe para nós homens e sai, peleja com Amaleque. Seu nome original era Oséias", o "filho de Nun", um dos Doze espiões enviados por Moisés para investigar a terra de Canaã. Mais tarde, Moisés mudou de 'Oséias' para 'Josué', ou mais corretamente, 'Ye-hoshua' - (nm 13:1-8; Êx 17:9).

O nome "Oséias" significava " salvação, libertação, Socorro." Foi derivado do verbo hebraico para "salvar, ajudar, libertar", yasha (Strong's - #H3467). Por exemplo, "assim Javé salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios" - (Êxodo 14:30. Compare DT 20: 4).

Prefixando a primeira sílaba do nome hebraico de Deus ou Yahweh a Oséias, o nome tornou-se Ye-hoshua. Em vários dos últimos livros da Bíblia hebraica, a segunda sílaba foi abandonada, e o nome foi contratado para Yeshua - (ne 8:17; Esdras 2:2).

YAHWEH SALVA


'Jesus 'é a grafia anglicizada de' Yeshua', e significa mais do que simplesmente "Salvador." É uma combinação do Nome Yahweh e da palavra hebraica para "salvar" ou "salvação." Significa "YAHWEH salva " ou "salvação de Yahweh." Assim, a prometida salvação do Deus de Israel se concretizou em Jesus de Nazaré.

O anúncio do anjo a José de que "salvará o seu povo dos seus pecados" ecoa temas-chave do chamado "cântico do servo" registrado no Livro de Isaías, e deliberadamente assim. Por exemplo:

  • (Isaías 53: 10-11) - "todavia, aprouve a Yahweh feri-lo; ele o entristeceu: quando fizerdes da sua alma uma oferta pelo pecado, ele verá a sua descendência, prolongará os seus dias, e o prazer de Yahweh prosperará na sua mão. Ele verá do trabalho da sua alma e ficará satisfeito; pelo conhecimento de si mesmo o meu justo servo justificará a muitos, e levará sobre si os seus pecados.”

Country Road - Photo by Johannes Plenio on Unsplash
[Foto de Johannes Plenio no Unsplash]

A genealogia de Jesus apresentada em Mateus começa com Abraão, o grande patriarca e progenitor de Israel. Jesus é o "
Filho de Abraão", a "semente" prometida que leva ao cumprimento as promessas da aliança.

Da mesma forma, ele é o "Filho de Davi", o Messias profetizado e rei que reinará do Trono de Davi no Monte Sião, e aquele que estabelece e dispensa a "salvação de Yahweh" para o seu povo, e que agora está inaugurando o Reino de Deus na Terra.

Jesus de Nazaré é o Josué maior, o rei e líder do povo de Deus que os livra da escravidão a Satanás e os pastoreia para a verdadeira e maior 'Terra Prometida', o Reino de Deus. No sentido mais verdadeiro, ele é aquele que "salva o seu povo dos seus pecados.”



POSTS RELACIONADOS:


Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection