Em Espírito e Fogo

João proclamou um batismo em água "para remissão dos pecados", e anunciou a chegada do "vindouro."Ele foi enviado como o precursor do Messias, conforme prometido no Livro de Isaías - "Eis que envio o meu mensageiro diante da tua face... a voz do que clama no deserto: prepara o caminho do Senhor." Além disso, ele era o prometido rei de Israel que batizaria seu povo "em espírito e fogo.”

O Batista convocou toda a nação ao arrependimento, e advertiu os presumíveis líderes religiosos de Israel do juízo vindouro que lhes aconteceria se não o fizessem. Chegava o dia em que seria tarde demais, ou seja, o "Dia do Senhor" - (MT 3:7-10).

Cachoeira arco-íris-foto de Jared Erondu no Unsplash
[foto de Jared Erondu no Unsplash]

O batismo administrado por João preparou o caminho para a chegada do Messias e do Reino de Deus, e o chamado ao arrependimento incluiu até mesmo os membros mais rigorosamente religiosos do povo judeu.

  • (Mateus 3: 11-12)-"na verdade, eu vos batizo em água para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujos sapatos não sou digno de levar: ele vos batizará em Espírito Santo e fogo, cujo leque está na sua mão, e limpará completamente a sua eira; e recolherá o seu trigo no celeiro, mas a palha queimará com fogo inextinguível.”

João contrastou - se com este "vindouro" de três maneiras - poder, valor e modo de batismo. Seu batismo nas águas foi preparatório, não definitivo. Tanto ele como Jesus "batizaram" homens penitentes, mas o Messias o faria "em Espírito Santo e fogo.”

O dom do Espírito era uma expectativa dos "Últimos Dias" e fundamental para a Nova Aliança prometida nos livros de Ezequiel e Jeremias. Por seu espírito, Deus circuncidaria os corações de seu povo e escreveria suas leis sobre eles - (Isaías 44:1-4, Jeremias 31:31-34, Ezequiel 36:25-27, Joel 2:28-32, Atos 2: 38-39).

"Em Espírito Santo e fogo" indica dois aspectos de Seu "batismo.” Na cláusula grega, "espírito e fogo" não se referem a dois eventos ou batismos separados. Apenas uma preposição governa ambos os substantivos, a saber, "in" (en - εν). "Espírito e fogo" juntos formam o objeto direto do único verbo, "batizar", e tanto "fogo" quanto "espírito" caracterizam o único "batismo" administrado por Jesus.

Neste contexto literário, "fogo" refere-se ao julgamento, seja para a purgação ou destruição do indivíduo ou nação. A referência a "espírito e fogo" é parte da resposta de João aos "fariseus e saduceus", os mesmos que ele advertiu que o "machado" estava prestes a cortar a árvore infrutífera - o "fogo" aponta para a queima da "palha" pelo Messias ("ele queimará a palha com fogo inextinguível”).

Todos os que respondessem preparando-se para o Messias experimentariam o "batismo no Espírito."Quem recusasse suportaria o outro lado da moeda, o juízo "em fogo.”

Finalmente, a advertência de João se aplicava tanto a israelitas individuais quanto a toda a nação. Se Israel rejeitasse o Ungido de Deus, ela experimentaria um batismo de fogo.



POSTS RELACIONADOS:
  • Jesus é o seu nome - (O nome Jesus significa 'Yahweh salva.' No Nazareno, a salvação prometida a Israel chegou em toda a sua glória)
  • Salvação para as nações - (O Evangelho do Reino anunciado por Jesus de Nazaré oferece salvação e vida aos homens e mulheres de todas as nações e povos)
  • O Espírito da vida - (O espírito de Deus transmite a vida, especialmente a vida eterna, da qual o dom do Espírito é o antegozo e a garantia)


Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection