A Palavra Viva

O Evangelho de João identifica Jesus como o Logos, a “palavra” através da qual Deus fez todas as coisas. Este é um tema-chave de João. Ele usa idéias tradicionais da Bíblia hebraica sobre como Deus criou o universo, especialmente a vida através de sua palavra falada. Jesus de Nazaré é a expressão última dessa palavra e o Deus vivo.

Em suas palavras e ações, e especialmente através de sua morte e ressurreição, Jesus manifestou a verdade, a graça e a natureza de Deus. Embora abandonado pelos seus amigos e condenado à morte pelos seus inimigos, Deus ressuscitou-o dos mortos e colocou-o como o “Senhor da Glória” que agora dá vida ao seu povo.

Cachoeira solitária-Foto de Joshua Earle em Unsplash
[Foto de Joshua Earle em Unsplash]

Em todos os sentidos, Jesus foi e continua a ser a palavra viva e vivificante. Da mesma forma, a carta aos
Hebreus declara que “os séculos foram ajustados pela Palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito das coisas que aparecem” - (Hebreus 11:3).

João não abriu novos caminhos no Seu evangelho. O que é revolucionário é a sua afirmação de que esta “palavra vivificante se fez carne” e se manifestou para toda a humanidade ver em Jesus, um homem da insignificante aldeia de Nazaré.

O salmista escreveu: “pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o seu exército pelo sopro da sua boca... porque ele falou, e foi feito; ele ordenou, e ficou - (Salmo 33:6-9).

Além disso, de acordo com o relato da criação em Gênesis - Yahweh “formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem se torna uma criatura viva” – (Gênesis 2:7; Hebreus 11:3).

No texto Grego de João, a cláusula de abertura ecoa as primeiras palavras do Génesis – “No princípio Deus disse: Haja luz, e houve luz.” Assim também o Evangelho de João começa por declarar: “no princípio todas as coisas foram feitas por ele... nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”

Deus criou todas as coisas com a sua “palavra” falada, e em João encontramos esta mesma “palavra” face a face no homem carnal de Nazaré. “Nele o Verbo se fez carne”, revelando assim a glória de Deus a todos.

Nos escritos de João, o termo “carne” é usado como na Bíblia hebraica para se referir aos homens em seu estado fraco e mortal. Assim, Jesus foi um verdadeiro ser humano que participou na mesma mortalidade que o resto da humanidade. Encontramos esta ideia expressa noutras partes do Novo Testamento. Por exemplo:

  • Visto que os filhos são parceiros de carne e osso, ele também participou da mesma forma, para que, através da morte, pudesse anular aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e pudesse libertar todos aqueles que, pelo medo da morte, estavam todas as suas vidas sujeitas à escravidão... por isso, em todas as coisas lhe convinha que se tornasse semelhante aos seus irmãos, para que se tornasse sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus”- Hebreus 2: 14-18.
  • Porque não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado pelo sentimento das nossas enfermidades, mas um que tenha sido tentado de todas as maneiras que somos, mas sem pecado” - (Hebreus 4:15. Compare Filipenses 2: 7-8).

É por isso que as “palavras” de Jesus são vivas e vivificantes. Eles determinam se um homem recebe “a vida eterna.” Ele não era apenas mais um filósofo ou professor religioso. Em seus ensinamentos e ações, os homens ouviram e viram a “palavra de Deus” muito criativa. Jesus é a expressão máxima do Pai. Assim, assim como Deus “vivifica” ou “dá a vida”, assim “o Filho dá a vida a quem quer”, transmitindo a vida onde não há.

PALAVRA VIVIFICANTE


As palavras de Jesus são vivificantes, um tema desenvolvido no relato Evangélico de João. “Eu sou a ressurreição e a vida; Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.” Da mesma forma, “eu sou a luz do mundo. Aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” - (João 5:21, 8:12, 11:25).

Aqueles que obedecerem às suas palavras herdarão “a vida eterna.” Como Jesus declarou: “Aquele que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e passou da morte para a vida.” Todo homem que “guarda a minha palavra não verá a morte”, e aqueles que são seus verdadeiros discípulos permanecerão na sua palavra - (John 5:24, 5:38, 8:31, 51).

Além disso, o “Verbo feito carne” é “cheio de graça e de verdade.” Não apenas mais verdade ou a reafirmação da Lei Mosaica. A lei foi “ dada por meio de Moisés, “mas a graça e a verdade surgiram por meio de Jesus.”

Estudo bíblico-Foto de Ben White em Unsplash
[Foto de Ben White em Unsplash]

A plenitude de Deus é revelada em seu filho. O pai não é conhecido além dele. “
Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão através de mim... de agora em diante, vocês o conhecem e o viram.” Como as águas vivas da terra, suas palavras dão vida - (João 14: 6-7).

Jesus não se identificou como o pai. Deus manifestou-se plenamente na sua vida, palavras e actos concretos de misericórdia, portanto, se alguém o viu ou ouviu, viu e ouviu o pai. Só em Jesus podemos começar a compreender o Deus vivo que criou todas as coisas.

Não existe uma terceira via. Tudo o que Deus fez no passado foi em preparação para a sua plena revelação no seu filho, a palavra viva e vivificante. Como Paulo escreveu aos Colossenses, Jesus é aquele em quem “habita corporalmente toda a plenitude.”



POSTS RELACIONADOS:
  • Jesus é o seu nome - (O nome Jesus significa 'Yahweh salva.' No Nazareno, a salvação prometida a Israel chegou em toda a sua glória)
  • O Espírito Vivificante - (O espírito de Deus transmite a vida, especialmente a vida eterna, da qual o dom do Espírito é o antegozo e a garantia)
  • O homem do Espírito - (Jesus é o Messias e, desde o início, sua vida foi caracterizada pela presença fortalecedora do Espírito)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection