Poder e Sabedoria

Jesus realizou milagres, exorcizou demônios e ensinou com grande autoridade, muitas vezes atraindo grandes multidões. No entanto, seus contemporâneos não conseguiram reconhecer quem ele era, apesar das demonstrações de poder sobrenatural. No final, apenas o centurião romano de plantão no Gólgota percebeu que ele era o “Filho de Deus” quando o Nazareno deu seu último suspiro.

A ideia de que ‘sinais e prodígios’ milagrosos ganham almas para o evangelho não se conforma com o padrão encontrado nos quatro relatos evangélicos. Certamente não corresponde a como os gentios ou a nação judaica responderam à mensagem pregada pelos apóstolos após a ressurreição de Jesus.

Cruz na Igreja - Fotografia por Markus Schumacher em Unsplash
[Fotografia por Markus Schumacher em Unsplash]

Deus provê ajuda sobrenatural ao seu povo, incluindo curas divinas, mas os milagres em si são um meio, não um fim. Como a Bíblia demonstra inúmeras vezes, sinais inesperados e grandes demonstrações de poder não garantem que alguém vai entender quem é Deus ou adquirir fé genuína nele. Como Paulo escreveu:

  • (1 Coríntios 1: 21-24) - “Porque, vendo que na sabedoria de Deus o mundo, pela sua sabedoria, não conheceu a Deus, foi do agrado de Deus, pela estultícia da pregação, salvar os que crêem. Visto que os judeus pedem sinais, e os gregos buscam a sabedoria: mas nós pregamos Cristo crucificado, aos Judeus, escândalo, e aos gentios, loucura; mas aos que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo poder de Deus, e sabedoria de Deus.”

Em Marcos, Jesus curou os enfermos e exorcizou demônios, impressionando a multidão local. O povo da Galiléia e da Judéia não tinha visto os fariseus, saduceus, escribas ou sacerdotes fazerem algo remotamente parecido com o que ele fez, mas apenas os próprios demônios expulsos por ele reconheceram Jesus como o Filho de Deus.

Um dia, à beira de entender sua identidade, Pedro declarou que ele era o Messias, mas somente até que Jesus explicou exatamente o que isso significava, traição, sofrimento e morte, após o que, Pedro o repreendeu com palavras de Satanás.

A única pessoa que reconheceu Jesus como o filho de Deus antes de Sua Ressurreição foi o centurião romano presente em sua crucificação, e muito provavelmente, o oficial encarregado do esquadrão de execução - (Marcos 15:29-39).

Somente em sua morte auto-SACRIFICIAL foi revelado o Messias de Israel e o Salvador do mundo. Em contraste com o centurião, os líderes religiosos judeus zombaram de Jesus enquanto ele estava morrendo. Embora sarcasticamente o chamassem de “Cristo e Rei de Israel”, certamente não aceitavam seu status messiânico. Até os dois “salteadores” que foram crucificados com ele “o reprovaram.”

SUA EXALTAÇÃO


Em João, Jesus declarou que quando ele foi “levantado, então você vai saber que eu sou o único.” Não Seus milagres, mas sua morte por crucificação foi o fundamento de seu reino e soberania.

Se eu for levantado da terra, atrairei a mim todos os homens”, e ele foi “glorificado” na cruz, não quando ressuscitou Lázaro dentre os mortos, tão grande foi esse milagre. Apesar de todos os seus atos e palavras poderosas, ele morreu sozinho, rejeitado pela nação judaica e seus líderes sacerdotais, abandonado por seus discípulos, e esmagado pelo poder de Roma.

Seu sacrifício pode ter sido único, mas não sua maneira de vencer o pecado e Satanás ou ganhar homens para seu Evangelho. Assim, apontando para sua própria morte, ele instruiu Seus discípulos a se negarem, tomarem a cruz diariamente e seguirem seu caminho estreito. Como ele lhes ensinou Quando buscavam altos cargos em seu Reino vindouro:

  • Você sabe que os governantes dos gentios os dominam, e seus grandes os tiranizam. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser tornar - se grande entre vós será vosso servo, e todo aquele que quiser ser o primeiro entre vós será vosso escravo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para ministrar e dar a sua vida em resgate de muitos” - (Mateus 20:25-28).

Depois de Sua Ressurreição, Deus o exaltou, e ele começou a reinar à sua “destra.” No entanto, isso só veio depois de pagar um ótimo preço. Como Paulo explicou aos Filipenses ao aludir às histórias de Adão e do Servo de Javé:

  • (Filipenses 2: 5-9) - “Tende em vós esta mente, que também estava em Cristo Jesus: o qual, estando na forma de Deus, não considerou o ser semelhante a Deus uma coisa a ser apreendida, mas se derramou, tomando a forma de servo, sendo feito à semelhança dos homens; e sendo achado na forma de homem, humilhou-se, tornando-se obediente até a morte, sim, a morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” - (Compare GN 3:4-6; is 53:10-12).

Queremos poder, mas apenas encontrando uma maneira de contornar a Cruz. Em contraste, Paulo exortou os crentes a “deixarem estar em vocês a mesma mente que também estava em Cristo Jesus.” Ele recebeu o “nome que está acima de todo nome” porque “se tornou servo e derramou sua vida até a morte, até a morte de cruz”, tudo por causa dos outros.

Segundo Paulo, “Cristo crucificado” é escandaloso para os judeus e loucura para os gentios. A ideia de que Deus alcançou a vitória sobre o pecado, a morte e Satanás através da morte injusta de um homem politicamente impotente é um absurdo para o modo de pensar da humanidade.

Foto de Christi Marcheschi em Unsplash
[Foto de Christi Marcheschi em Unsplash]

No entanto, a “
palavra da Cruz” é o próprio “poder e sabedoria de Deus”, e incapazes de compreender sua sabedoria, os “governantes deste século” foram derrotados decisivamente quando “crucificaram o Senhor da Glória.”

O deus onipotente alcançou a vitória final através da crucificação do Messias pelo Império mais poderoso do mundo. Ele foi condenado à morte por autoridades religiosas judaicas e executado por líderes políticos pagãos, um resultado que nenhum judeu devoto teria esperado ou aceito.

Jesus não pode ser entendido à parte de sua morte na cruz romana. Da mesma forma, nenhum homem ou mulher pode se tornar seu discípulo sem emular seu serviço auto-sacrificial aos outros e vivendo uma vida cruciforme dia a dia. O grande “mistério” assinalado “antes dos séculos para nossa glória” é Cristo crucificado.



POSTS RELACIONADOS:
  • Power and Wisdom - (The power and wisdom of God are revealed in the proclamation of the Messiah who was crucified on a Roman cross)
  • Servo do Senhor - (Paulo convocou os crentes a adotarem a mesma mente que Jesus tinha quando derramou sua vida até a morte pelos outros - Filipenses 2:5-11)
  • A Estrada Cruciforme - (Jesus proclamou uma nova realidade política, o Reino de Deus, e tem pouca semelhança com os regimes políticos e ideologias do mundo)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection