O Verbo Feito Carne

O prólogo do Evangelho de João apresenta temas-chave que são expandidos no corpo do livro. Mais criticamente, Jesus é o Logos, o "Verbo feito carne" em quem a vida e a luz são reveladas e recebidas por homens e mulheres penitentes. Ele é o verdadeiro “tabernáculo” onde reside a “gloria” de Deus, não uma tenda no deserto ou um templo de pedra em Jerusalém. Em seu Prólogo, João emprega imagens da história de Israel para ilustrar o que Deus agora provê à humanidade em Seu "Filho Unigênito.”

Desde sua morte e ressurreição, Jesus tem sido o lugar onde a presença de Deus é encontrada, e sua glória divina é revelada para todos os homens contemplarem. O “Verbo feito carne” é o meio de acesso a Deus, e o Tabernáculo maior no qual se dá a verdadeira adoração ao Pai “em espírito e verdade.”

Half Dome Sunset - Foto de Pierre Le Vaillant no Unsplash
[Foto de Pierre Le Vaillant no Unsplash]

O acesso à sua "
gloria” não está mais confinado às paredes físicas do antigo Tabernáculo “feito com as mãos.” O Nazareno é o “Verbo feito carne que tabernaculou entre nós, e vimos a sua glória, a glória como de um Unigênito nascido de um Pai, cheio de graça e de verdade” - (João 1:14, 1:47-51, 2:13-22, 4:20-24).

A Palavra Viva de Deus foi incorporada neste Ser Humano de carne e osso para que todos os homens pudessem ver a natureza divina revelada e expressa na vida de Jesus. Nas palavras, atos, morte e ressurreição do homem de Nazaré, a verdadeira natureza de Deus é exibida diante do mundo inteiro.

A descrição de João da “palavra tabernaculando entre nós” ecoa o incidente no Monte Sinai, quando Deus inscreveu suas dez “palavras” em tábuas de pedra. Em Jesus, A Palavra de Deus está agora escrita em "carne".

O verbo grego traduzido como “tabernaculado” nas traduções inglesas é ‘skénoō’ psorno, que significa “tabernáculo; armar uma tenda.” Está relacionado com o substantivo ‘skéné’ psorn psorpara "tenda", o mesmo termo usado na tradução da Septuaginta grega do Livro do êxodo para o "Tabernáculo" carregado pelos levitas no deserto. Assim, em seu filho, Deus agora "tabernáculos" com seu povo.

Em Êxodo, Yahweh ordenou a Moisés que "construísse um santuário para mim, para que eu possa habitar entre eles", uma estrutura portátil moldada  “de acordo com tudo o que vou mostrar a você, o padrão do Tabernáculo e o padrão de todos os seus móveis.”

Em obediência, Moisés "passou a tomar uma tenda e armá - la sozinha fora do arraial... e chamou-a, a tenda da reunião... aconteceu que, quando Moisés entrou na tenda, a coluna de nuvem desceu e parou na abertura da tenda" - (Êxodo 25:8-9, 33:7-11).

GRAÇA E VERDADE


Na versão Septuaginta de Êxodo, a “tenda do encontro” é o ‘skéné martyriou’ ou “tenda do testemunho”, o lugar onde a presença de Yahweh era vista na coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo à noite. Assim como ele revelou sua presença entre o povo de Israel no Tabernáculo, agora ele faz sua habitação entre eles em Jesus - (Êx 40:34-35; nm 9:15-23).

Além disso, João declarou: "vimos a sua glória... cheia de graça e verdade." Esta cláusula emprega mais imagens de Êxodo e ecoa a autodescrição de Yahweh. Moisés pediu-lhe que lhe mostrasse sua "glória."No entanto, nem Moisés nem qualquer homem podia "ver a minha face e viver", portanto, ele colocou Moisés na "fenda de uma rocha" quando ele passou, permitindo-lhe apenas ver o seu "traseiro". Ele desceu na nuvem e passou diante de Moisés, proclamando:

  • "Yahweh, Yahweh, Deus de compaixão e graça, lento para a ira e abundante em benignidade e fidelidade" - (Êxodo 33:17-23, 34:1-6).

A partir de agora, a glória de Deus é revelada em Jesus, proposição que João amplia em Seu evangelho. Ao contrário de Moisés, os seguidores de Jesus veem a plena glória de Deus em seu filho, e não apenas em seu "traseiro", uma glória que João compara à de "um Unigênito nascido de um pai" - (João 17:24).

A glória manifestada no Filho é "cheia de graça e de verdade", afirmação que corresponde à proclamação de Yahweh ao passar diante de Moisés - "Eu Sou Yahweh, abundante em benignidade e fidelidade.”

Nascer do sol na praia - Foto de George Kourounis em Unsplash
[Foto de George Kourounis em Unsplash]

Assim, a glória apenas vislumbrada por Moisés é revelada plenamente e manifestada permanentemente em Jesus Cristo. Ele é aquele por meio de quem Deus revela Sua graça não filtrada e sua plena verdade à humanidade.

Sua presença não se restringe mais ao antigo Tabernáculo de Moisés ou ao posterior Templo de Salomão. A estrutura do deserto e o templo "feito por mãos" foram tornados obsoletos e supérfluos pelo que Deus alcançou em seu filho - (2Co 3:18; 4:4-6).

O antigo Tabernáculo era glorioso e revelava muito sobre a natureza de Deus. No entanto, sua glória e acesso a ela sempre foram limitados. Em contraste, a glória encontrada em Jesus é plena, visível e disponível para qualquer um contemplar, crer e abraçar.



POSTS RELACIONADOS:
  • Jesus é o seu nome - (O nome Jesus significa 'Yahweh salva.' No Nazareno, a salvação prometida a Israel chegou em toda a sua glória)
  • A glória de Deus - (Desde que o Verbo se fez carne, a glória divina se manifestou em Jesus de Nazaré e todos os que o seguem a contemplam - João 1:14)
  • Jesus é a chave - (Jesus é aquele em quem Deus desbloqueia as Escrituras Hebraicas, revela sua natureza e mistérios e implementa seu plano Redentor para a humanidade)


Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection