Filho de Davi

O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o “Filho de Davi.” Em sua vida e morte, ele demonstrou o que significava ser o rei de Israel. Esta última designação estava ligada tradicionalmente à casa de Davi; mas em Mateus, essa compreensão do Messias é alterada de maneiras inesperadas. O maior “Filho de Davi” é mais do que o governante de Israel ou rei sobre as nações, pois ele é o Messias de um tipo radicalmente diferente, o “servo de Yahweh.”

Citações e alusões bíblicas são aplicadas a Jesus para estabelecer seu status real, mesmo que ele estivesse destinado a morrer na Cruz. Em seu batismo, por exemplo, o Espírito desceu sobre ele “como pomba”, e a voz do céu declarou: “Este é o meu filho, o amado, em quem me deleito.” A descrição combina palavras de duas passagens messiânicas:

  • (Salmo 2: 7) – “Disse-me o Senhor: Tu és meu filho; hoje te gerei.”
  • (Isaías 42: 1) - “Eis aqui o meu servo, a quem sustento; o meu escolhido, em quem a minha alma se deleita. Pus sobre ele o meu Espírito; Ele fará justiça aos gentios.”

Cross in field - Photo by Vidar Nordli-Mathisen on Unsplash
[Photo by Vidar Nordli-Mathisen on Unsplash]

No entanto,
Mateus não simplesmente acumula textos de prova para validar suas credenciais Genealógicas. Ao combinar tais profecias, surge uma figura messiânica que cumpre os papéis do Rei davídico e do servo de Yahweh do Livro de Isaías, aquele que foi “cortado da terra dos viventes pela transgressão do meu povo.”

UM PAPEL NÃO PODE SER ENTENDIDO SEPARADO DO OUTRO. Embora pareçam incompatíveis, eles estão inextricavelmente ligados. As mesmas palavras são ouvidas novamente na Transfiguração quando “uma voz da nuvem declarou: Este é meu filho, em quem me comprazo. OUÇAM-NO!”–(Isaías 53:8, Mateus 17: 5).

No Novo Testamento, o segundo Salmo é aplicado a Jesus em seu papel atual como o ungido que reina da “mão direita” de Deus, mas ele alcançou sua posição exaltada através da humilhação e horror da Cruz - (Salmo 2:1-9).

Como predito no segundo Salmo, Jesus suportou a conspiração para derrubar o Filho de Deus quando os líderes religiosos de Israel conspiraram para destruí - lo - os “principais sacerdotes e todo o Concílio buscaram falso testemunho contra Jesus para o matarem” - (Mateus 26:59, 27:1).

Foi assim também que a igreja primitiva interpretou o Salmo. Depois de sofrer ameaças dos sacerdotes e saduceus, Pedro orou:

  • Ó Senhor, tu fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há, que pelo Espírito Santo, pela boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: 'por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? OS REIS DA TERRA SE PUSERAM EM ORDEM, E OS PRÍNCIPES SE AJUNTARAM, CONTRA O SENHOR, E CONTRA O SEU CRISTO; porque em verdade, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, tanto Herodes como Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, se ajuntaram, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho preordenaram que acontecesse” - (Atos 4:24-28).

Pedro também combinou a imagem do servo sofredor com a figura real do segundo Salmo. Não foram apenas as nações que se enfureceram “contra Javé e Seu ungido”, mas os líderes sacerdotais de Israel. Como rejeitavam e perseguiam o escolhido de Deus, não eram melhores do que os gentios pagãos ou os representantes do Império Romano.

Seu assassinato foi antecipado em sua parábola sobre a vinha e seus lavradores. Na época da colheita, o proprietário enviou vários servos para “receber o fruto” que era devido, mas os “inquilinos” abusaram e mataram seus agentes. Então ele enviou seu “filho”, esperando que eles respeitassem o herdeiro. Mas os “arrendatários”estavam determinados a “apoderar - se da herança” para si mesmos, por isso o assassinaram - (MT 21:33-45).

A parábola ecoa as palavras do segundo Salmo sobre a conspiração contra o Messias, e foi dirigida contra os mesmos que estavam tramando sua morte: “quando os principais sacerdotes e fariseus ouviram suas parábolas, perceberam que ele estava falando delas.”

O CAMINHO PARA O TRONO


Jesus certamente era o herdeiro de Davi, mas primeiro, ele sofreu por seu povo como o “servo de Yahweh.” Ele foi exaltado e recebeu “todo o poder no céu e na Terra”, mas somente após sua morte e ressurreição. Paradoxalmente, ele conquistou seus inimigos suportando uma morte injusta, morrendo por seus inimigos em vez de matá-los.

Sunrise Panorama - Photo by George Kourounis on Unsplash
[Photo by George Kourounis on Unsplash]

Desde a sua ressurreição, ele reinou no trono messiânico como o “
governante dos Reis da Terra”, razão pela qual desde então ele tem enviado Seus discípulos como seus enviados que anunciam suas boas novas “até os confins da terra” – (Salmo 2:12, Mateus 28:18-20, Atos 1:6-9).

O ato final em Mateus é o “comissionamento” dos discípulos Por Jesus. A imagem não é de um revolucionário político ou ditador despachando seus exércitos para destruir seus oponentes, mas de um monarca já governante enviando seus arautos por todo o seu domínio para anunciar sua vitória e soberania – (Mateus 28:18-20).

Assim, Jesus de Nazaré é o herdeiro do trono, o “Filho de Davi”, mas primeiro se tornou o “servo do Senhor” que sofreu e “deu a vida em resgate de muitos”, pois a estrada real para o Monte Sião passa apenas pelo Gólgota.



POSTS RELACIONADOS:
  • Salvação para todas as nações - (O Evangelho do Reino anunciado por Jesus de Nazaré oferece salvação e vida aos homens e mulheres de todas as nações e povos)
  • Jesus é o seu nome - (O nome Jesus significa 'Yahweh salva.' No Nazareno, a salvação prometida a Israel chegou em toda a sua glória)
  • A glória de Deus - (Desde que o Verbo se fez carne, a glória divina se manifestou em Jesus de Nazaré e todos os que o seguem a contemplam - João 1:14)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection