Filho do Homem

Nos três evangelhos sinópticos, o termo “Filho do homem” é a autodesignação encontrada com mais frequência nos lábios de Jesus. É derivado da visão de Daniel daquele “como um filho do homem” que recebeu o “domínio e Reino” do “Ancião de dias.” De acordo com Jesus, “todas as tribos da Terra” lamentarão quando “virem o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu.”

Em cada uso deste Termo, o texto grego lê “o Filho do homem”, e o artigo definido ou “o” mantém sua força demonstrativa (“Isto, Aquilo”). Traduzido idiomaticamente, ele estava se referindo a “aquele filho do Homem.”

Nuvens sobre o mar-Foto de Nick Scheerbart em Unsplash
[Foto de Nick Scheerbart em Unsplash]

Ao usar o termo, Jesus não se referiu à humanidade em geral ou à sua natureza humana, mas a uma figura específica e conhecida, a saber, o “
Filho do Homem” descrito no sétimo capítulo do Livro de Daniel.

Em sua visão, Daniel viu uma figura Malévola chamada “chifre pequeno”, uma criatura com “uma boca falando grandes coisas.” Travou “guerra” contra os “santos.” Sua visão terminou com uma cena de julgamento e a aparição do “Filho do homem” que recebeu “domínio” e julgamento em nome dos “Santos” - (DN 7:13-14).

Na interpretação fornecida, após a Guerra deste tirano contra o povo de Deus, “o julgamento foi dado pelos santos” pelo “ancião de dias”, e eles, portanto, “possuíam o Reino.” Por si só, “julgamento” não significa punição, e aqui, aponta para uma decisão “para” os santos – para sua vindicação – (DN 7:15-27).

Características da visão são encontradas nas referências de Cristo ao “Filho do homem”, bem como em passagens relacionadas em outras partes do Novo Testamento, incluindo:

  • Sua “vinda nas nuvens.”
  • Sua abordagem ao “Ancião de dias” para julgamento.
  • Seu recebimento de domínio sobre “povos, raças e línguas.”
  • A prestação de juízo pelos santos.

JESUS COMO FILHO DO HOMEM


De acordo com Jesus, Ele é o “Filho do homem que semeia a semente” do Evangelho, um processo posto em movimento que se consumará quando o “Filho do Homem enviar os seus anjos para ajuntar do seu reino todas as coisas que causam tropeço, e os que praticam a iniquidade.” Então, o “Filho do Homem virá na glória de seu pai para render a cada um segundo as suas obras” – (Mateus 13:41, 16:27).

No entanto, esse mesmo “Filho do homem” também estava destinado a sofrer por seu povo (“pois o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão”), embora a morte não tivesse a palavra final. “No terceiro dia” após sua execução, Deus o ressuscitou, e na “regeneração, o Filho do homem se assentará no trono de sua glória, julgando as doze tribos de Israel” - (Mateus 17:22, 19:28).

Seu julgamento incluirá sentenças punitivas sobre os mesmos membros de Israel que o condenaram à morte, e esse entendimento é confirmado por sua resposta ao sumo sacerdote em seu julgamento:

  • Eu sou ele, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do poder e vindo sobre as nuvens do céu” – (Mateus 19:28, 26:64).

Na passagem anterior, Jesus combinou a frase de Daniel com uma cláusula encontrada nos Salmos, não deixando dúvidas de que ele é o Messias davídico designado por Yahweh para reinar sobre as nações - “Yahweh declarou ao meu Senhor: Assenta - te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” - (Salmo 110:1. Ver Marcos 14:62, Mateus 26:64, Lucas 22: 69).

A linguagem emprestada de Daniel é proeminente em passagens que descrevem o futuro retorno de Jesus. Ele é a figura gloriosa que aparecerá “nas nuvens do céu”:

  • Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e então todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” – (Mateus 24: 30).

A descrição da sua “vinda nas nuvens” aparece na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses, quando descreve como os Santos “encontrarão” Jesus quando ele descer do céu - “então nós, que permanecermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrarmos o Senhor nos ares” – (1 Tessalonicenses 4, 13-18).

Na visão de Daniel, O “Filho do homem” aproximou-se do “Ancião dos dias” e recebeu o reino em nome dos “santos”, bem como a autoridade para reinar sobre “todos os povos, nações e línguas.” No entanto, sua reivindicação ocorreu somente depois que o “chifre pequeno” travou “guerra contra os santos e prevaleceu sobre eles.”

Raios solares - Fotografia por Davide Cantelli em Unsplash
[Fotografia por Davide Cantelli em Unsplash]

Da mesma forma, o recebimento do “
domínio” por Jesus veio somente após sua morte e ressurreição, uma morte sacrificial em nome de seu povo – (Mateus 20:28; 28:18-20).

Os autores do Novo Testamento usam várias imagens do Antigo Testamento para retratar aspectos-chave do Ministério de Jesus, incluindo o “Filho do Homem.” Sempre que se referia a si mesmo como “o Filho do Homem”, pretendia que o seu público o ligasse à figura de Daniel.

O Nazareno empregou este termo ao descrever seu futuro retorno, e para se referir ao seu sofrimento e morte – “pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Ele é “aquele filho do Homem.”



POSTS RELACIONADOS:
  • THAT Son of Man - (The one like a Son of Man in Daniel is the source of Christ’s self-designation as the Son of Man and his authority)
  • Jesus é o seu nome - (O nome Jesus significa 'Yahweh salva.' No Nazareno, a salvação prometida a Israel chegou em toda a sua glória)
  • Salvação para as nações -  (O Evangelho do Reino anunciado por Jesus de Nazaré oferece salvação e vida aos homens e mulheres de todas as nações e povos)

Comments

POPULAR POSTS

Ekklésia - Assembly of God

Going on to Perfection